• Andréa Cruz

Você sabe o que é CDI?




O CDI é um dos principais índices do mercado financeiro. Ele indica, na maioria das vezes, o rendimento de diversos investimentos e varia mês a mês.

O CDI anual é a soma das taxas mensais.


CDI


CDI é a sigla para Certificado de Depósito Interbancário , o nome dos empréstimos que os bancos fazem entre si para fechar o caixa do dia no positivo.

Sim, um empréstimo que um banco pede a outra instituição. Isso acontece devido a uma determinação do Banco Central de que todo banco deve fechar o dia com saldo positivo. Em outras palavras, com mais dinheiro entrando do que saindo de seu caixa.

Entretanto, nem sempre isso acontece, o número de saques em um dia pode ter sido maior que o de depósitos, por exemplo. Nesse caso, o banco precisa fazer um empréstimo para cobrir a diferença e deixar o caixa do dia positivo. Por isso, eles pegam dinheiro emprestado dos próprios bancos.


Taxa CDI


Como todo empréstimo, os bancos também pagam juros , que, neste caso, são definidos pela Taxa CDI. Como esses empréstimos acontecem diariamente, eles são de curtíssimo prazo, pagamento em um dia e têm taxas prefixadas.

A taxa CDI, portanto, é uma taxa diária, a média dos juros cobrados por esses empréstimos interbancários. A taxa CDI usada para indicar a rentabilidade de investimentos é determinada a partir da conversão do CDI diário em uma taxa anual, calculada com base nos 252 dias úteis que um ano normalmente tem.


Ou seja: a taxa CDI é calculada diariamente, mas a taxa que é considerada quando se fala de investimentos é a anual.


Gostaram? Ficou alguma dúvida? Podem nos enviar questionamentos que responderemos com o maior prazer.








3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo