top of page
  • Foto do escritorAndréa Cruz

Vale a pena fazer Previdência Privada?



Você sabe o que é Previdência Privada e como funciona esse investimento? Esse é um tipo de aplicação que permite a você criar uma reserva de dinheiro. E que pode ser usado inclusive para outros objetivos.


O que é Previdência Privada?


Você pode encarar a Previdência Privada como uma aposentadoria que não está ligada ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Em outras palavras, é um tipo de investimento em que você constrói uma reserva de dinheiro para o futuro. E para isso você pode aplicar em fundos específicos para Previdência Privada.

E essa quantia pode ser usada tanto para sua aposentadoria quanto para objetivos de longo prazo, como pagar a faculdade dos seus filhos, por exemplo.

A questão é que toda previdência Privada é um Fundo de investimento. Existem hoje no mercado os chamados fundos abertos. Ou seja, que ficam disponíveis para qualquer pessoa em bancos ou corretoras.

E tem também os planos fechados, que são oferecidos por empresas apenas a seus funcionários, por meio de uma fundação, onde muitas vezes a empresa paga ou divide com o funcionário o pagamento de contribuições regulares.


PGBL


O Plano Gerador de Benefício Livre, ou PGBL, é mais indicado para quem faz a declaração completa do Imposto de Renda. Aqui o dinheiro investido nesse tipo de plano é dedutível da base de cálculo do Imposto de Renda em até 12% da renda bruta anual tributável. Isso quer dizer que você pagará menos impostos e vai sobrar mais dinheiro para investir ou fazer o que você quiser. O PGBL é só para quem contribui para o INSS ou servidores públicos.


VGBL


Já o VGBL significa Vida Gerador de Benefício Livre. Ele é o mais indicado para quem faz a Declaração Simplificada do Imposto de Renda. Ele também é indicado para quem já chegou ao limite de 12% do PGBL e quer investir ainda mais.

Apesar de não ser dedutível no IR, a grande vantagem desse tipo de plano é na hora do resgate, quando você só teria que pagar imposto sobre os rendimentos, diferente do PGBL, que paga imposto sobre todo o valor resgatado.


Tabela Progressiva x Regressiva


Quando a gente fala de tributação, o seu plano de Previdência Privada pode ser de dois tipos: Regressivo ou Progressivo.

No plano Regressivo, o imposto diminui ao longo do tempo. Ele começa em 35% para até dois anos de plano. Depois de 10 anos de investimento, chega na menor alíquota de 10%. Já o Progressivo não aumenta com o tempo, mas tem um imposto fixo de 15% na hora que você solicitar o resgate, com ajuste posterior na declaração anual do IR,

podendo chegar a 27,5%.


Vantagens da Previdência Privada


1. Sem come-cotas - Que é a antecipação do Imposto de Renda que o governo cobra nos Fundos de Investimentos automaticamente do cotista, em maio e novembro.

2. Livre portabilidade - Esse é o direito que você tem de transferir a sua Previdência de uma instituição financeira pra outra. Ou seja, você fica livre para buscar planos com taxas melhores e até um histórico de rentabilidade melhor.

E atenção: você pode fazer a portabilidade sem pagar absolutamente nada por isso.


3. Regulação e Fiscalização - Esse produto sempre é regulado e fiscalizado pela Superintendência de Seguros Privados (Susep), uma instituição vinculada ao Ministério da Fazenda. Você ainda conta com a experiência de gestores especializados.


4. Planejamento Sucessório - Você pode escolher para quem quer deixar seu dinheiro, caso venha a falecer, sem entrar em inventário. Ou seja, sem burocracias e livre de impostos.


Ficou curioso (a) ? Quer saber mais, se este investimento é adequado para você? A Cruz & Galvão te ajuda, fale conosco e faça uma simulação.

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page