top of page
  • Foto do escritorAndréa Cruz

Porque fazer um seguro de responsabilidade civil



Você sabe o que é responsabilidade civil? Mesmo sem saber o que significa, este conceito está presente em nosso dia a dia e não deve ser ignorado.

Vamos entender...

A ideia de responsabilidade civil está relacionada à noção de não prejudicar o outro. Ela pode ser definida como a obrigação de reparar o dano que uma pessoa causa a outra.

Para entender melhor, imagine quando nos envolvemos em um acidente de carro, causando dano a terceiros. Se tivermos um seguro de carro, a cobertura para danos causados à terceiros pode ser acionada imediatamente. Esse é um tipo de seguro de Responsabilidade Civil.

Mas não é apenas o seguro do carro que oferece essa modalidade, sabia?

O seguro de responsabilidade civil tem por finalidade garantir a indenização ao segurado por danos, não intencionais, corporais e/ou materiais causados a terceiros.

Seu principal objetivo é garantir segurança e tranquilidade financeira ao segurado frente a imprevistos que envolvam outras pessoas. 

Independentemente da área de atuação, você e seu negócio estão sujeitos a receberem reclamações ou ações judiciais devido a danos físicos e financeiros causados a terceiros. Isso acontece, por exemplo, quando um cliente fica insatisfeito com o serviço prestado ou algum erro é cometido involuntariamente durante atendimento médico.

Para proteger o patrimônio de profissionais e empresas, o seguro de Responsabilidade Civil ressarce o segurado da quantia gasta para reparar danos e/ou perdas. Assim, a rotina de trabalho fica mais tranquila. Existem vários tipos de seguros de responsabilidade civil e um dos principais é o R.C. Profissional.


Responsabilidade Civil Profissional


Seja coletiva ou individual, a contratação desse seguro de Responsabilidade Civil ampara os profissionais se houver eventuais falhas durante as atividades no trabalho que gerem processos nas esferas civil, administrativa ou criminal.  Para médicos, dentistas, veterinários e outros profissionais da saúde, por exemplo, o RCP é importante porque reduz prejuízos e aumenta a confiança nos atendimentos. 


Coberturas:


- Pagamento de indenização a terceiros

- Custos de defesa, ( advogado, perícia médica, custas judiciais, etc.)

- Acordos judiciais e extra-judiciais

- Atendimento jurídico inicial e orientações


Agora que você já sabe para que serve o RC, se precisar de maiores detalhes é só entrar em contato com @cruzegalvao

18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page