
Andréa Cruz
Pix, você sabe o que é? É seguro?
Atualizado: 17 de nov. de 2020

Quem cansou de pagar por tarifas abusivas dos bancos para enviar uma TED ou Doc já pode realizar o seu cadastro no seu banco para utilizar o Pix. O novo serviço é gratuito e possibilita que clientes façam transferências e pagamentos bancários instantaneamente, a qualquer hora do dia ou da noite, nos sete dias da semana. A modalidade só começará a valer no dia 16 de novembro.
Criado pelo Banco Central para facilitar pagamentos instantâneos, o serviço começou a receber cadastros para sua utilização no dia 5 de outubro. Só nas primeiras 24 horas foram 3,5 milhões de registros, mesmo período em que já foram identificados os primeiros golpes usando o sistema como pano de fundo.
Mas quais cuidados preciso tomar?
O sistema PIX é ágil, fácil e parece que veio para ficar, mas as práticas fraudulentas são velhas conhecidas: os criminosos aproveitam que o assunto está em alta para atrair as vítimas e aplicar técnicas antigas com cara nova.
Ainda que o serviço disponibilizado pelos bancos possa ser seguro, os usuários podem ser enganados e levados a crer que estão em segurança, quando na verdade estão oferecendo seus dados para bandidos.
Tipos de fraudes com o Pix:
Até o momento, os principais tipos de golpes com o PIX envolvem a técnica chamada ‘phishing’. Nela, o usuário é indicado a acessar uma página que se faz passar pelo site de uma instituição financeira e lá deixa seus dados pessoais. É nesse momento que o golpista rouba essas informações, podendo utilizá-las posteriormente em outras ações.
Em outro tipo de golpe, os criminosos usam mensagens de redes sociais, SMS ou e-mails para oferecer o cadastro no PIX. Quando a vítima acessa o link, é iniciado o download de um arquivo com conteúdo ou aplicativo malicioso. Assim, o golpista terá acesso ao conteúdo do computador ou celular do usuário.
Há também casos em que a vítima é levada a fazer um falso login em sua conta bancária, momento em que os criminosos roubam essas informações para, em seguida, ter acesso à conta e roubar o dinheiro.
Portanto, para usar o serviço de forma segura e não cair em golpes com PIX é preciso estar atento. Veja as recomendações dos especialistas:
Antecipe-se: tome a iniciativa e faça o seu cadastro no banco antes que possa ser aliciado por mensagens fraudulentas.
Não clique em links: digite o endereço do site do seu banco na barra do navegador e acesse diretamente ou utilize o aplicativo instalado em seu celular.
Não clique em qualquer tipo de convite para realizar o cadastro do PIX, seja por meio de anúncios, e-mails, redes sociais ou aplicativos de mensagens.
Não compartilhe ou encaminhe mensagens do tipo. Assim você contribui para não aumentar o alcance desse tipo de golpe.
Se tiver dúvidas, entre em contato diretamente no seu banco ou com seu gerente.
Utilize serviços de antivírus, tanto no computador quanto no celular, e deixe o sistema sempre atualizado.
Segundo especialistas, já foram identificados mais de 30 domínios fraudulentos na internet com o termo “pix”. Seguem alguns deles:
chavepix.me;
gerenciadorpix.com;
pagarpix.com;
pixapp.online;
pixbrasil.tech;
pixempresas.com;
suportepix.online;
pix.atualizacaowebsegura.gq.
Se você gostou e lhe foi útil, compartilhe!