• Andréa Cruz

Dicas de como envelhecer bem


Você sabia que a expectativa de vida do brasileiro aumentou para 76,3 anos ( segundo dados do IBGE -Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 2018 ), e segue aumentando em média 3 meses a cada ano? O que é um bom sinal: a população está vivendo mais. No entanto, isso nem sempre significa ter mais qualidade de vida ou bem-estar. Afinal o que influencia diretamente a qualidade de vida e a longevidade de pessoas na terceira idade?

Um estudo realizado pelo Núcleo de Estudos em Saúde Pública e Envelhecimento, da Fiocruz de Minas, apontou que 30,1% dos idosos brasileiros têm alguma dificuldade para realizar atividades da vida diária, como tomar banho, fazer compras e utilizar o transporte público.

AFINAL, O QUE FAZER PARA APROVEITAR A MELHOR IDADE?


Aqui vão algumas dicas:


1. Pratique atividades físicas, como natação, caminhada, musculação, dança, Pilates, ou o que mais lhe agradar, o importante é se movimentar.


2. Tenha uma dieta balanceada, evite o consumo de comidas industrializadas açucares, farinha brancas, comidas gordurosas, bebidas alcoólicas e cigarros. Dê preferência à frutas, verduras, carnes brancas, ovos, gorduras do bem, como óleo de coco e azeite de oliva, castanhas e nozes.


3. Cuide da mente, tenha uma vida divertida. Vá ao cinema, ao teatro, frequente festas. Reúna-se com amigos frequentemente. Namore, conviva com os mais novos e se mantenha-se informado sobre as novidades tecnológicas do momento.


4. Participe de atividades em grupo, faça novos amigos, ajude pessoas, o convívio social é muito importante e nem sempre nossos familiares estão disponíveis para nos fazerem companhia, pelo excesso de correria atual, portanto não se isole.


5. Tenha um animal de estimação. A companhia dos bichinhos diminui as chances de depressão e câncer.


6. Inicie uma atividade nova. Aprenda a dançar, a tocar um instrumento musical, a fazer trabalhos manuais ou o que a sua imaginação quiser...


7. Não tenha medo de pensar na morte. Refletir sobre os desafios da idade pode fazer bem e lhe ajudar a perceber quanta coisa ainda tem pela frente.


8. Durma bem, a qualidade do sono influencia diretamente na sua saúde, se tiver problemas para dormir, consulte seu médico.


9. Cuide de suas finanças. Evite entrar em financiamentos a longo prazo para não comprometer seu orçamento por tanto tempo. Forme uma reserva para emergências.


10. Beba muita água!


As dicas englobam seu bem estar físico, emocional e financeiro. Tenha em mente que o quanto antes você pensar nestes cuidados, e tomar atitudes, melhor o resultado. E se quiser nossa ajuda, estamos à disposição.




9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo